Diretiva Relativa aos Mercados de Instrumentos Financeiros II
(DMIF II)
- Reforçar a proteção do investidor.
- Reduzir os riscos de perturbações no mercado.
- Reduzir os riscos sistémicos.
- Aumentar a eficiência dos mercados financeiros e reduzir custos desnecessários para participantes.
- Custos de estudos.
- Custos e encargos.
- Mercado-alvo.
- Políticas e procedimentos.
Poderá consultar abaixo mais informações sobre as quatro áreas principais. Se tiver alguma questão relativa à DMIF II, consulte as nossas Perguntas & Respostas.
A DMIF II normalizou a apresentação de relatórios de Custos e Encargos para cada fundo, exigindo que todos os Gestores de Ativos utilizem o mesmo modelo para comunicar custos e encargos – o modelo padrão europeu aplicável ao setor previsto na DMIF (European MiFID Template, EMT).
A Columbia Threadneedle irá utilizar o modelo EMT do setor para comunicar custos e encargos e, assim, assegurar transparência para os nossos investidores, consultores financeiros e distribuidores. Não publicaremos o EMT no nosso website, mas melhoramos as informações sobre custos e encargos que divulgamos.
Os encargos podem variar de fundo para fundo e entre classes de ações. Para mais informações sobre encargos específicos, consulte o Prospeto do Fundo pertinente e a página Fundos e Preços do nosso site onde poderá pesquisar o seu fundo pelo nome/ISIN.
Somos obrigados a identificar e a divulgar o potencial mercado-alvo (para o qual se destina o fundo) de todos os fundos. As informações que serão fornecidas aos investidores incluem:
- Que tipo ou tipos de investidores são compatíveis com o fundo com base nas suas necessidades, características e objetivos.
- Informações detalhadas sobre qualquer grupo ou grupos de investidores que não sejam compatíveis com o fundo com base nas suas necessidades, características e objetivos.
A DMIF II exige que as empresas atualizem as suas políticas e os seus procedimentos de maneira a refletirem os novos requisitos regulamentares. Tal inclui as seguintes políticas:
- Conflitos de interesses.
- Reclamações.
- Governação do fundo e dos produtos.
- Manutenção de registos.